Calibração, Rastreabilidade Metrológica e os Produtos que usamos no dia a dia.

A calibração é a comparação entre os valores indicados por um equipamento e os valores correspondentes por padrões, demonstrando as condições em que o equipamento se encontra.

Um padrão de medição serve de referência na obtenção de valores medidos e incertezas de medição, estabelecendo assim uma rastreabilidade metrológica através da calibração de outros padrões, instrumentos de medição ou sistemas de medição.

Com isso, uma cadeia de hierárquica é estabelecida, sendo que o elemento no topo dessa cadeia é a definição da unidade de medida, que por sua vez, está relacionada com as unidades de base do SI. Tem-se através dessa cadeia ininterrupta uma relação de rastreabilidade metrológica.

As unidades de base estabelecidas pelo BIPM (Bureau Internacional de Pesos e Medidas) para o Sistema Internacional de Unidades (SI) são utilizadas para obtermos todas as unidades de medidas informadas pelos equipamentos, independente do uso.

As sete unidades de base são as mostradas na tabela abaixo e todas as outras grandezas conhecidas são chamadas de grandezas derivadas, pois são obtidas através da junção das sete principais.

Para assegurar que as medições feitas no laboratório sejam rastreáveis ao SI, a CGCRE/Inmetro exige que o laboratório garanta que a calibração de seus padrões de referência e instrumentos que precisam ser calibrados sejam realizadas em laboratórios que possam demonstrar competência, capacidade de medição e rastreabilidade para a calibração que for executada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *